Aldo Rebelo vai à Câmara explicar prioridades da CT&I 

A Câmara dos Deputados realiza uma sessão de debates, na quinta-feira (5), com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo. Na ocasião, Rebelo explicará aos parlamentares a agenda e as prioridades da pasta comandada por ele. 

Aldo Rebelo vai à Câmara explicar prioridades da CT&I - MCTI

O encontro faz parte da série de comissões gerais que a Câmara promoverá com os 39 chefes de ministérios. A ideia é que, em regra, todas as quintas-feiras algum ministro vá até à Casa apresentar seus projetos.

Em seu discurso de posse, o ministro Aldo Rebelo afirmou que CT&I constituem desafios permanentes e estratégicos para o desenvolvimento do País. "É estratégico no sentido econômico e também no sentido da defesa e soberania do País", disse. E destacou que o MCTI tem essa "tarefa estratégica para o País" em conjunto com outros ministérios como Defesa, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Educação e Saúde.

"A melhor forma de proteger o Brasil e o interesse nacional é fortalecer e desenvolver cientificamente, tecnologicamente o País, ampliando as suas possibilidades de inovação. É isso que nós temos que fazer”, destacou Rebelo na ocasião.

De acordo com o ministro, a área deve contribuir para o desenvolvimento nacional. Segundo ele, embora "as leis científicas sejam universais, os produtos da ciência podem dividir os povos e a humanidade ou servir a colonialismo entre os países".

O ministro defende maior valorização da agenda da área no governo federal e no Congresso Nacional. "Nós dependemos do Congresso em muitas coisas, em primeiro lugar do próprio orçamento. Muitas das decisões da agenda de CT&I são políticas", afirmou, na cerimônia em que assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Rebelo acrescentou que CT&I está associada aos interesses do desenvolvimento do País, da elevação do padrão de vida da população e da democratização da sociedade. "São temas que devem ser tratados em relação estreita e profunda com a política, com o Congresso e o governo", disse.

Ampliar recursos

Em seu discurso ao assumir o cargo, o ministro também se comprometeu em ampliar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e de dar continuidade ao Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), lançado em junho do ano passado.

Entre outros compromissos, Rebelo afirmou que pretende recompor e ampliar os investimentos na expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e fortalecer a atuação do CNPq e da Finep/MCTI como agências promotoras do desenvolvimento científico e tecnológico.

Para o ministro, é preciso promover a atuação integrada dos governos federal, estaduais e municipais, das instituições científicas e tecnológicas, empresas e demais parceiros para promover a CT&I em todo o País.

De acordo com Aldo Rebelo, inovação não é apenas para grandes indústrias. "A inovação é também o que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) faz ao desenvolver tecnologia para o pequeno agricultor lá do interior do País, sem nenhum prejuízo para os grandes projetos e investimentos", explicou na ocasião.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com informações do MCTI