Thiago Cassis: A primeira camisa de futebol

Pedrinho está feliz! No alto de seus 10 anos o garoto de São Paulo ganha sua primeira camisa de um clube de futebol. Uma camiseta do Barcelona. O avô de Pedrinho, o Seu Nelson, é palmeirense.

Por Thiago Cassis*, no Portal da UJS

Jogo de videogame - Reprodução

Seu Nelson, se recorda muito bem do grande esquadrão alvi-verde dos anos 70, quando Ademir da Guia e a “academia” brilhavam nos gramados brasileiros, se recorda também, e isso foi bem pouco antes do seu neto nascer, da equipe que tirou seu Palestra da fila, e com uma goleada sobre seu maior rival, o Corinthians, conquistou o paulista de 1993 e que contava com craques como Edmundo e Evair.

Mas já faz tempo que Seu Nelson anda insatisfeito com o verdão. Seu time já não ostenta uma grande equipe há alguns anos. Seu neto, Pedrinho, nasceu em 2005. De lá pra cá o Palmeiras foi campeão só duas vezes, e foi rebaixado para série B uma vez.

Pedrinho só fala em clubes europeus. Ao chutar uma pedra na rua, como todo garoto que ama futebol desde pequeno faz – sim garotos apaixonados por futebol transformam pedras em bola e pedestres em zagueiros adversários – o menino imagina Messi no Camp Nou lotado marcando mais um gol contra o, contra o… Real Madrid! Pedro não conhece muitos outros clubes espanhóis.

Tampouco sabe qual é a atmosfera do Camp Nou, estádio do Barça.

Não sabe como são as ruas de Barcelona e nem imagina quais são os cantos da torcida catalã. Não sabe que, além do Real Madrid, o Espanyol é outro grande rival da equipe. E que por trás dessas duas rivalidades existe a questão do “orgulho” catalão. Certamente a maioria dos garotos de 10 anos que moram em Barcelona e torcem para o clube, sabem todas essas questões.

Pedrinho está errado? Está errado por torcer para um clube que está na mídia a todo momento, que licencia todos os produtos imagináveis que ele vê no mercado, que contrata os principais craques da Copa do Mundo e enfrenta equipes que, por sua vez, contam com craques de outras seleções também?

Seu Nelson, como sempre, tenta tornar o neto tão palmeirense quanto ele. O avô acompanha todas as notícias do Palestra e aguarda ansioso o próximo jogo de sua equipe, que será contra o Capivariano. E ai Pedrinho pensa em silêncio, “contra quem?”.

Com todo respeito ao futebol do interior paulista, e aos demais torneios regionais, mas os clubes atualmente já não conseguem montar boas equipes, são apenas depósitos de jogadores de empresários. O empresário chega a um clube menor, “aluga” as 11 posições e as utiliza para tentar vender os atletas para qualquer mercado que possa pagar. E ai vale Ucrânia, Bélgica, China, vale o que for pra fazer dinheiro. Não importa a tradição futebolística do país que importará o jogador.

E assim, os regionais perderam espaço. Não interessa mais para os grandes clubes e nem para a TV. Já foi o tempo que Novorizontino e Bragantino chegavam a final de um Campeonato Paulista forte. Mas os grandes clubes do Brasil também não conseguiram formar uma liga forte para concorrer com as europeias e a TV, que parece não se importar em transmitir jogos com arquibancadas vazias, escolhe o horário das partidas, e os torcedores que se arriscam a ir ao estádio não conseguem voltar pra casa com transporte público, e o Pedrinho, acaba dormindo porque no outro dia precisa acordar cedo para ir à escola.

Domingo retrasado, Seu Nelson resolveu acompanhar o garoto, sintonizou o televisor no campeonato espanhol e lá foi ele assistir ao Barcelona… mas para surpresa do esforçado avô, antes do final do primeiro tempo o garoto já não queria saber da peleja. O Barcelona que o Pedrinho conhece, e veste a camisa, é o do videogame. Aquele Messi imaginário que tabela com o garoto chutando pedras nas ruas não é aquele que entra em campo lá na Espanha, mas sim o que o pequeno movimenta com seus controles.

Algo está se perdendo no bom e velho futebol brasileiro e a próxima camisa que Pedrinho pedirá em seu aniversário é a da seleção da Alemanha.

*Thiago Cassis é jornalista, assessor de comunicação da UJS e colaborador do Portal Vermelho