Em meio à crise no abastecimento, Sabesp demite 157 funcionários

Em meio à crise hídrica, 157 trabalhadores foram demitidos da Sabesp neste mês. Em audiência com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), no início de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin anunciou que cerca de 300 funcionários seriam dispensados.

Sabesp - TVT

O sindicato afirma que chegou a informação de que a Sabesp precisa cortar 9,2% da folha de pagamento, e alerta para que a redução de funcionários deve prejudicar, ainda mais, os serviços oferecidos.

"A Sabesp precisa manter um lucro mínimo para repassar uma parte aos acionistas, para não cair tanto as ações, então estão cortando no lombo dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sintaema, Renê Vicente dos Santos, à TVT.

Após aumentar a tarifa da água no final do ano passado e aplicar multa aos consumidores, o governo do estado de São Paulo estuda aumentar a tarifa da conta de água novamente. A possibilidade de novo aumento fez com que as ações da Sabesp, cotadas na Bolsa de Nova York, subissem 5,4% nos últimos três dias.

Leia também: 
Mais de 15 mil protestam contra a falta de água em São Paulo

Fonte: RBA