Mesquita celebra os 83 anos da conquista do voto feminino no Brasil

A cidade de Mesquita sediou na última terça-feira, 24 de fevereiro, o "Grande Encontro de Mulheres na Baixada – Pelos 83 anos da conquista do voto feminino no Brasil", com o tema Mais Mulheres na Política. O evento, promovido pela Prefeitura de Mesquita, por intermédio da coordenadoria de Políticas para as Mulheres, que é vinculada à secretaria de Governo, aconteceu no Fórum do município, no Centro.

A atividade contou com a presença de diversas autoridades do município e do Estado, além de integrantes da sociedade civil. A intenção foi debater e encontrar meios de estimular a participação feminina na política. Embora sejam maioria no país, atualmente as mulheres ocupam menos de 8% de cargos eletivos. “A participação de todos nesta luta é importante, inclusive dos homens”, destacou a desembargadora Ivone Caetano.

Entre os assuntos abordados esteve a importância do direito ao voto. A escolha da data para o encontro foi em celebração aos 83 anos do primeiro voto feminino no Brasil. “É importante que estes debates e reflexões aconteçam, não só aqui em Mesquita como em outros lugares”, comentou Glória Victorino, presente ao evento e moradora do bairro de Brás de Pina, na cidade do Rio de Janeiro.

Mesquita vem assumindo o protagonismo no que diz respeito à igualdade de oportunidades para homens e mulheres. A secretaria de Governo irá firmar parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para oferecer cursos de qualificação para o sexo feminino.

Também foi firmado acordo com a Federação de Futebol para iniciar na cidade, no segundo semestre deste ano, curso de arbitragem direcionado somente para mulheres. A atividade terá o objetivo de estimular a prática de esportes de forma igualitária com os homens e a profissionalização do sexo feminino na arbitragem.

Outra novidade que deve ser apresentada neste ano é um canal direto de comunicação via 0800 com a coordenadoria de Políticas para as Mulheres, para acolhimento e encaminhamento das vítimas de agressões a acompanhamento especializado, de acordo com a situação. A criação do serviço está na Câmara de Vereadores para votação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mesuita