Escolha das comissões permanentes na Câmara fica para 3 de março

Foi adiada para a próxima terça-feira (3) a divisão das presidências das 23 comissões permanentes da Câmara dos Deputados que estava marcada para esta quinta-feira (26).
 

Comissão da Câmara cancela votação do Estatuto da Família - Agência Câmara

Além das 22 comissões existentes, a Câmara criou nesta quarta-feira (25) a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que também terá caráter permanente e será instalada junto com as demais.

A ordem de escolha das comissões é baseada na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse (1º de fevereiro) pelas bancadas dos 28 partidos que têm representação na Câmara dos Deputados. Os maiores blocos têm direito a presidir mais comissões.

Por esse critério, o principal bloco da Casa, liderado pelo PMDB e com 218 deputados, fará as três primeiras escolhas e terá dez comissões. O segundo maior bloco, que inclui o PT, ficará com sete. Já o bloco do PSDB presidirá cinco, enquanto o PDT, que só se integrou ao bloco liderado pelo PT após o prazo regimental para o cálculo da divisão das comissões, ficará com uma.

A primeira comissão a ser escolhida normalmente é a de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, pois tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade e a admissibilidade de todas as propostas, independentemente de seu tema.

Leia também:
Câmara e Senado definem presidências das comissões esta semana

Fonte: Agência Câmara