Conselho de Igualdade Racial define prioridades da gestão

Os novos conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) deram início na manhã dessa terça-feira (24) à 49ª Reunião Ordinária do Conselho, em Brasília. A atividade tem caráter de alinhamento estratégico e definição de prioridades para o biênio 2015 – 2016.

Conselho de Igualdade Racial define prioridades da gestão - Reprodução

Em seu discurso de saudação, a presidenta do CNPIR e ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, destacou a importância do Conselho e seu papel na construção das políticas de igualdade racial. “Hoje o desafio é governo e sociedade civil traçarem estratégias para temas comuns sem perder suas identidades”, enfatizou a ministra. Lino Gomes completou: “O momento atual exige atenção e prudência no tratamento de nossa pauta, então não podemos perder o foco de nosso trabalho, que é a promoção da igualdade racial”.

A ministra falou ainda sobre as prioridades da secretaria para a atual gestão. “A atual gestão tem quatro eixos prioritários: as ações afirmativas, a juventude negra, a atuação internacional da Seppir e os povos e comunidades tradicionais”.

Na 49ª reunião, será definido o calendário das reuniões ordinárias para o ano de 2015 e a construção do Plano de Trabalho para esse período. A reunião continua nesta quarta-feira (25).

CNPIR

O Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial é composto por 22 órgãos do Poder Público Federal, 19 entidades da sociedade civil, escolhidas através de edital público, e por três notáveis indicados pela Seppir.

A instituição é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Secretaria. Presidido pela ministra, o órgão tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.

Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

Fonte: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial