Deputados do PCdoB apoiam Frente Parlamentar em Defesa da Caixa 

Os deputados do PCdoB – Chico Lopes (CE) e Davidson Magalhães (BA) – foram os primeiros signatários da proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa. A proposta foi apresentada pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), no Ato em Defesa da Caixa como Empresa 100% Pública, realizado nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados.

Deputados do PCdoB apoiam Frente Parlamentar em Defesa da Caixa - Agência Câmara

A sugestão do deputado Daniel Almeida foi recebida com muitos aplausos pela plateia formada por parlamentares e sindicalistas que lutam contra a intenção de abertura do capital da Caixa Econômica Federal (CEF), em estudo pelo governo federal.

Daniel Almeida discursou em apoio à manifestação dos sindicalistas “que tem lutado, há 150 anos, em defesa do papel dessa instituição e sempre recebeu apoio da sociedade e do Parlamento, que sabe da importância da Caixa para o desenvolvimento do nosso país.”

Ele destacou que “depois de ter conseguido resistir a era neoliberal e viver um momento de expansão, com os seus programas sociais, e se afirmar com a confiança e credibilidade da poupança, não justifica abrir o capital da Caixa. Essa é uma concessão que o Brasil não vai fazer ao capital financeiro”.

O parlamentar manifestou confiança “de sermos capazes, a partir dessa mobilização, de conseguir isso, manter a Caixa 100% pública.” E sugeriu que os sindicalistas procurem incorporara à essa luta outros setores da sociedade como prefeitos e governadores, a construção civil etc, para ampliar a discussão sobre como repercute a abertura do capital da caixa nesses segmentos que se beneficiam com as políticas da Caixa.

Principal instrumento

Os deputados Chico Lopes e Davidson Magalhães também discursaram no evento. Lopes criticou o fato de que sempre que existe uma crise no governo, o patrimônio público é o principal alvo, sugerindo que a luta do governo se direcione para a taxação do lucro e das grandes fortunas.

Já Davidson Magalhães destacou o importante papel da Caixa no desenvolvimento do país, seja pela capilaridade no território brasileiro, com quatro mil agências em locais de difícil acesso, seja pelos programas sociais como o pagamento do Bolsa-Família, o Minha Casa, Minha Vida entre muitos outros.

O parlamentar destacou ainda que a Caixa é a única instituição que faz política social e obtém lucro, em uma demonstração de que o serviço público é eficiente. Davidson Magalhães avalia que a tentativa de privatização da Caixa não é um caso isolado, citando a Petrobras, que sofre ofensiva neoliberal frente à crise do capitalismo no mundo.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que participou do evento, confirma a fala dos parlamentares. Ele denuncia que “a abertura do capital tem por objetivo retirar do Estado o principal instrumento que possibilita atuar no mercado financeiro”.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier