Brasília sedia evento sobre crescimento e sustentabilidade

Para debater o tema ”Crescimento e Sustentabilidade”, a Fundação Heinrich Böll, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Universidade de Brasília (UnB) e a Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável, promove um encontro nesta quarta-feira (25), às 15 horas, em Brasília (DF).

Sustentabilidade - Reprodução

O evento será uma oportunidade de debater as contradições e desafios do crescimento, decrescimento, futuro da economia e bem estar social.

O diretor do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do MMA, Ariel Pares, fará abertura. O palestrante Reinhard Loske, ex-deputado federal e professor titular de Sustentabilidade e Dinâmica de Transformação da Universidade de Witten, na Alemanha, explicará sua tese de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pode ser bom e decrescimento pode ser melhor ainda.

Loske também deverá expor as razões pelos quais o crescimento sustentável e economia verde podem não ser suficientes, assim como crescimento não é sinônimo de desenvolvimento e decrescimento não é sinônimo de pobreza.

Os professores João Luiz Homem, do Centro dos Estudos Avançados Multidisciplinares e Jorge Madeira Nogueira, do Departamento de Economia, ambos da UNB, serão os debatedores.

Eles apresentarão suas respectivas visões partindo do contexto brasileiro a respeito das relações entre crescimento, decrescimento, consumo, bem estar, economia, equidade e limites da natureza. Mauricio Amazonas, professor adjunto da UNB no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), será o mediador do debate.

Participantes

Ariel Pares é diretor do Departamento de Produção e Consumo Sustentável no Ministério do Meio Ambiente DPCS/SAIC/MMA. Agrônomo, especialista em Economia Agrícola pela Universidade de Paris I Phanteon Sorbonne, 1979 e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina Paris III Sorbonne Nouvelle, 1981.

Em 1982 ingressou no setor público federal, tendo exercido diferentes funções em diferentes ministérios como o Ministério do Interior, política industrial e inovação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).

Jorge Madeira Nogueira é professor titular e coordenador do Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura (CEEMA) e do Centro Intergrado de Ordenamento Territorial (CIORD) da Universidade de Brasília (UnB).

Possui doutorado em Desenvolvimento Agrário pela University of London (1982) e fez estudos de pós-doutoramento em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Cornell nos Estados Unidos em 1991 e 1992. Desde 2013, Nogueira é membro do Conselho Consultivo do Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável.

João Luiz Homem de Carvalho é professor da Universidade de Brasília, no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), onde leciona as disciplinas: Agricultura Alternativa e Decrescimento: gastar menos para viver melhor. É engenheiro agrônomo, com doutorado em Bioquímica da Nutrição Animal.

Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), assessor parlamentar- Gabinete Senador Cristovam Buarque, Integrante do Núcleo coordenador da RBDS – Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável e Pequeno produtor rural orgânico (certificado pela Ecocert).

Maurício Amazonas é professor adjunto da Universidade de Brasília, no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS). Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência em Economia do Meio Ambiente. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, da qual atualmente compõe sua diretoria.

Reinhard Loske é professor titular para Política, Sustentabilidade e Dinâmica da Transformação da universidade de Witten/Herdecke. De 1998 a 2007 foi deputado federal pelo Partido Verde e de 2007 a 2011 secretário de Meio Ambiente e Transporte do Estado de Bremen, na Alemanha.

Fonte: Ministério do Meio ambiente