Portal Vermelho retifica artigo sobre prisões cautelares

Por solicitação do STJ, o Portal Vermelho retifica o artigo "Ministro do STJ critica prisões cautelares ocorridas na Lava Jato", reproduzida pela imprensa nesta segunda-feira (23). Na entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro do STJ, Rogério Schietti, critica o excesso de recursos e Habeas Corpus que chegam às instâncias superiores, pelo comportamento de juízes de tribunais de prenderem, cautelarmente, denunciados, sem sustentação necessária para isso.

A assessoria de imprensa do STJ informou ao Vermelho que "em nenhum momento o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti citou a Operação Lava Jato ou qualquer outra realizada pela Polícia Federal" . O erro, entretanto, foi do próprio Estadão, que logo no primeiro parágrafo da matéria, divulga: "citando a Lava Jato e outras operações da Polícia Federal, ele [Schietti] afirma que isso provoca uma enxurrada de habeas corpus em Brasília".

A reportagem reproduzida neste espaço, teve como fonte o Jornal GGN (Blog do Nassif). E segundo a publicação, de fato, o ministro não cita o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Mas, pelo menos na transcrição da entrevista, Schietti teria feito referência à Lava Jato, como exemplo de prisão preventiva que ocasiona a "enxurrada" de recursos: "os advogados costumam impetrar uma série de habeas corpus em diversos tribunais, simultaneamente, como no caso dos executivos presos preventivamente na Operação Lava Jato", publica o Estadão.

Ainda que o jornal mencionado tenha concluído que "operações como a Lava Jato sobrecarregam as cortes superiores", o juiz não fez "qualquer comentário à decretação de prisões no caso referido".

Leia a reportagem original.

Do Portal Vermelho