Aldo Rebelo dará posse ao novo presidente do CNPq

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, dará posse ao novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich em solenidade nesta terça (24), em Brasília.

Hernan Chaimovich CNPq

Chaimovich é bioquímico e responde como presidente do CNPq desde 10 de fevereiro, quando sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ele sucedeu o biofísico Glaucius Oliva, que ocupava a presidência do CNPq desde janeiro de 2011 e é professor titular do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Para assumir o cargo, Chaimovich deixou a vice-presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a coordenação do programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Perfil

Hernan Chaimovich graduou-se na Universidad de Chile em 1962. Ele atuou na política científica nacional e internacional com pesquisas, publicações, participações em conselhos e ocupou posições executivas.

Fez o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP), concluindo em 1979. Em sua carreira, foi professor titular do Instituto de Química da USP, chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP (IQUSP), pró-Reitor de Pesquisa da USP e diretor do IQUSP.

Chaimovich foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), vice-presidente do International Council for Science, presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS) e membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura,publicação da SBPC, Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology, além de ter formados diversos mestres e doutores.

Fonte: Portal Brasil