Senador alerta para proliferação de discursos de ódio na internet

Em pronunciamento nesta sexta-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para a proliferação de discursos de ódio na internet. Por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevalece a impunidade, as redes sociais e os espaços destinados a comentários em vários sites apresentam, como afirmou o senador, grande presença de discursos racistas, homofóbicos, xenofóbicos e de cunho preconceituoso em geral.

Paim alerta para proliferação de discursos de ódio na internet - Agência Senado

“Valendo-se às vezes do anonimato de um nome de fantasia, ou ‘nickname’, indivíduos irresponsáveis passam também a publicar impropérios e grosserias contra tudo e contra todos, de forma irresponsável”, apontou o senador, destacando que a radicalização política e o aumento da xenofobia, do autoritarismo e da violação dos direitos humanos deve ser combatido nos espaços de liberdade.

Paim considera que a pluralidade de visões de mundo é saudável para a democracia, mas ponderou que está em curso uma brutalização dos debates, com reiterados casos de desrespeito ao próximo. Na avaliação do senador, essa exasperação é crescente desde as eleições de 2014.

“Há tempo para reverter essa tendência ao fortalecimento do discurso do ódio, que é preocupante por seu caráter inclusive antipolítico, impiedoso, messiânico e, por muitas vezes, destrutivo. Só visa destruir o outro por destruir”, assinalou.

Paim também manifestou preocupação com a propagação de movimentos extremistas no mundo. Ele citou a brutalidade com que agem os jihadistas do Estado Islâmico e mencionou o crescimento de partidos neonazistas na Europa como exemplos desse problema.

Fonte: Agência Senado