Ministro Patrus entrega escrituras a 60 famílias de agricultores

O sonho de ter a própria terra vai virar realidade para mais 60 famílias de agricultores mineiros. Nesta sexta-feira (20), em Bocaiúva (MG), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, entrega a escritura de posse aos novos proprietários, que adquiriram terrenos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do MDA.

Terra - Tamires Kopp | MDA

Reunidos na Associação Rural Amigos da Terra da Fazenda Água Boa, os agricultores financiaram 807,24 hectares pela linha Combate a Pobreza Rural (CPR), que ainda disponibiliza recursos não reembolsáveis para a estruturação da propriedade.

Para a presidente da associação, Simone Aparecida Pimenta, o Programa faz toda a diferença, especialmente nesse começo.

"Esse recurso do SIC (Subprojeto de Investimento Comunitário) nos permitiu comprar um trator com implementos, cercar os 60 lotes com arame, cerca e cancela, adquirir animais, entre outras melhorias. Nossa expectativa é muito grande e positiva.”

Com essa entrega, mais de 100 famílias de agricultores no município de Bocaiúva serão beneficiadas pelo Crédito Fundiário. A integração de políticas de desenvolvimento como: Pronaf A, PAA, Pnae, Água para Todos, Projeto de Fortalecimento da Apicultura (Codevasf), entre outros, têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

Gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o PNCF já beneficiou mais de 135 mil famílias em 21 estados, sendo 4.571 em Minas Gerais.

O Programa é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que possibilita a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Linha Combate à Pobreza Rural

A linha Combate à Pobreza Rural (CPR), do PNCF, prevê juros de 0,5% ao ano para inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, e que vão acessar terra de maneira associativa.

Fonte: MDA