Palocci deve processar Dantas e Veja por denúncias

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci vai processar a revista Veja e o banqueiro Daniel Dantas pela divulgação da denúncia de que ele e outros petistas como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam contas em paraísos fiscais no

 

De acordo com o site Cosultor Jurídico, Palocci deve protocolar uma ação civil indenizatória na próxima semana, alegando que a documentação é falsa, uma vez que seu nome completo é Antonio Palocci Filho e não Antonio Palocci Júnior, como aparece na lista.

A reportagem de Veja afirma que o banqueiro Daniel Dantas denunciou que foi perseguido no governo Lula por não aceitar "pedidos de propina" e afirmou que membros do governo, incluindo o presidente, têm contas secretas no exterior. As informações estariam em documento levado pelo senador Arthur Virgílio, do PSDB, à CPI dos Bingos.

Na reportagem, o banqueiro Daniel Dantas diz ter recebido um pedido de ajuda do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares de cerca de US$ 40 a US$ 50 milhões para o partido. Em troca, os problemas do Opportunity com o governo seriam resolvidos.

A lista citada pela revista, além de Lula e Palocci, também inclui os ex-ministros José Dirceu, da Casa Civil, Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação, e o atual titular da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O documento teria sido escrito por advogados de Dantas e teria sido repassado à Justiça de Nova York, onde o banqueiro está sendo processado pelo Citigroup por fraude e negligência.

A Polícia Federal instaurou, na segunda-feira, um inquérito policial para apurar as denúncias. A investigação será comandada pelo delegado Disney Rosseti. Lacerda já colocou à disposição da equipe de investigação seu sigilo bancário tanto no Brasil quanto no exterior. A PF deve pedir explicações a todos os envolvidos no caso.

Fonte: Redação Terra