Mutirão de Documentação beneficia trabalhadores rurais 

Por causa das dificuldades para chegar ao centro de Barcarena, município do Pará, a jovem Adriana Silva, 18 anos, aproveitou o mutirão de documentação do Programa Nacional de Documentação da trabalhadora Rural (PNDTR) para tirar, de graça, pela primeira vez a documentação pessoal básica. 

Mutirão de Documentação beneficia trabalhadores rurais - MDA

Dar acesso à documentação básica para promover a cidadania no meio rural. Com essa missão, o Governo Federal criou, em 2004, o Programa Nacional de Documentação da trabalhadora Rural (PNDTR).

Ao longo de todo o ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) levam a diversas regiões do País uma estrutura itinerante para produzir de graça documentos civis, trabalhistas e que assegura acesso aos direitos previdenciários. O mutirão é adequado às necessidades da região atendida.

Os mutirões também oferecem recreação infantil, palestras e informações sobre políticas públicas e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite o acesso a outras ações e programas sociais do Governo Federal. De 2011 a 2014, mais de um milhão de documentos foram emitidos, beneficiando 545, 9 mil mulheres atendidas, em 3.324 mutirões realizados em 2.337 municípios e 3.410 projetos de assentamentos.

Oportunidade única

Para Adriana, o mutirão foi a única forma de conseguir os documentos básicos. Para chegar até a cidade, Adriana precisaria pegar um barco. “Eu iria gastar tempo e dinheiro”, afirma. Quando ficou sabendo que a ação do MDA, em parceria com o Incra, ocorria em uma escola da ilha, a jovem não perdeu a oportunidade.

“Estou muito feliz, porque se não tiver documentos, não se consegue nada na vida”, acredita a moradora de uma comunidade rural próxima à Ilha da Trambioca, onde a ação foi realizada, em dezembro de 2014.

“Me sinto uma cidadã. Acredito que, com a documentação em mãos, virão novas realizações”, comemora. Adriana saiu do mutirão com a cédula de identidade, o CPF e a carteira de trabalho.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações do MDA