Trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e Goiás já pode operar

O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (Tocantins) e Anápolis (Goiás) está adequado para a circulação de trens e prestes a entrar em operação. Os testes revelaram que esse percurso já está adequado para os trens circularem.

Trilhos da Ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e Goiás

A inspeção foi realizada por empresa especializada, contratada pela Valec, atendendo a determinação do Ministério dos Transportes. Os trilhos foram substituídos por danos nos dormentes de madeira.

Os trilhos TR-57 passaram por uma série de testes que vão desde a verificação visual e inspeção por ultrassom até ensaios laboratoriais de massa, dimensional, dureza, metalográfico, tração e alongamento. A Valec constatou que "todos os lotes considerados estão de acordo com o esperado pelo tipo de material e sua aplicação", e "não haverá comprometimento à segurança e à vida útil do trilho".

A ferrovia tem 855 km de extensão e atravessa 34 municípios. A obra gigantesca, que é de grande importância para o deslocamento de mercadorias, foi iniciada em 1980 e durante anos ficou parada, sendo retomada no governo Lula e continuada no governo Dilma. O sistema demandou a construção de 35 pontes, 36 viadutos e dois túneis, e recebeu investimento de R$ 4,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), gerando emprego em diversos municípios.

O projeto completo da Ferrovia Norte-Sul possui 4.155,6 km e interligará nada menos que dez estados do território nacional: Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: PAC