Beija-Flor ganha o carnaval do Rio

Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade", a Beija-Flor é a grande campeã do carnaval do Rio em uma disputa ponta a ponto com o Salgueiro.

Beija-flor

A escola de samba de Nilópolis foi a terceira a desfilar no Sambódromo, já na madrugada de terça-feira (17). Uma série de símbolos da cultura da Guiné foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo.

A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola, que encerrou o desfile destacando os laços culturais entre a Guiné Equatorial e o Brasil.

A apuração das notas que definiram a campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio começou às 16h45, na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí.

A disputa foi decidida nos quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A Salgueiro terminou em segundo lugar a apuração.

Para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, o nível do espetáculo deste ano foi superior ao de 2014, apesar das barreiras enfrentadas pelas escolas, entre elas, a chuva forte que caiu no primeiro dia de desfile e em menor quantidade no segundo dia. Ele destacou também as dificuldades financeiras e os convênios assinados pela instituição.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil