Controladoria de Minas apura irregularidades na gestão tucana

O novo controlador-geral de Minas Gerais, Mário Vinícius Claussen Spinelli, manifestou a sua disposição na apuração de eventuais irregularidades no governo. Responsável por desmontar um esquema bilionário de desvios de recursos na Prefeitura de São Paulo, Vinícius foi convidado pelo atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), a ocupar o cargo.

Controlador-geral de Minas Gerais, Mário Vinícius Claussen Spinelli

O novo controlador instaurou nos últimos dias auditorias para apurar eventuais irregularidades no governo do estado nos últimos anos. Minas foi governada pelos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB, nos últimos 12 anos. De acordo com o deputado estadual Durval Ângelo (PT), líder do governo na Assembleia de Minas, há indícios de corrupção em contratos realizados em Minas pelas empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato durante as gestões tucanas.

Em entrevista ao Valor, Vinícius ressaltou que faz um trabalho técnico com o dever de investigar eventuais mal feitos nesta e em outras gestões. Ao ser questionado se sua missão é só olhar para frente, disse: “Eu nem poderia vir com essa missão. Porque se a gente recebe qualquer coisa com relação a fatos já ocorridos, nós temos o dever de apurar. Se recebermos uma denúncia de alguma coisa que aconteceu no passado ou que continua acontecendo, isso será examinado, independentemente de qualquer mudança no governo”.

Segundo Vinícius, ainda não foi feita nenhuma atuação junto a empreiteiras em Minas, mas destacou que elas entrarão para uma espécie de lista suja no Estado. “É evidente que esse envolvimento delas [na Lava-Jato] serve para que nosso setor que gerencia riscos considere isso para eventuais direcionamentos de futuros trabalhos”, disse ele. São empresas, que para o controlador, “apresentam um risco maior”.

Leia também
Governo de MG: Déficit na folha de pagamento pode chegar a R$ 1,3 bi

Fonte: Valor