Alice quer transformar carnaval da Bahia patrimônio imaterial

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) , presidente da Comissão de Cultura da Câmara, quer transformar o Carnaval da Bahia em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Ela apresentou requerimento, à presidência da Casa, no último dia 10 de fevereiro, solicitando o envio da indicação ao Ministério da Cultura (Minc). 

Alice quer transformar carnaval da Bahia patrimônio imaterial

“O Carnaval de Salvador, com sua estética peculiar marcada pela presença do trio elétrico e da guitarra baiana, espaço de alegria e de multicultura, reúne todos os elementos necessários para ser registrado como bem cultural de natureza imaterial do povo brasileiro”, explica Alice Portugal.

Ela destaca ainda os aspectos econômicos da festa. “É preciso destacar que, no Carnaval de Salvador, a economia baiana recebe um impulso de notáveis proporções. As atividades ligadas ao turismo representam aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto da Bahia, sendo boa parte desse percentual originária da festa de momo.”

Além do turismo, há uma vasta gama de outras atividades econômicas que crescem em razão do Carnaval, gerando emprego e renda para o povo soteropolitano, acrescenta a parlamentar.

Em 2005, o Carnaval de Salvador foi considerado o maior carnaval de rua do mundo pelo Guinness Book, com dois milhões de foliões.

A Unesco define como patrimônio cultural imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e saberes transmitidos de geração em geração dentro de uma comunidade, criados para manter a interação entre a natureza e a história.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier