OAB Nacional repreende Barbosa por declarações contra Cardozo

Nota da Organização dos Advogados do Brasil (OAB), publicada nesta terça-feira (17), repreende declarações do ex-ministro Joaquim Barbosa sobre o ministro José Eduardo Cardozo.

Joaquim Barbosa

De acordo com a nota, "o advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes. Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão", avisou a OAB.

O homem da capa preta, que fez da Justiça um trampolim para a política, exigiu – isso mesmo, exigiu – a demissão do ministro Cardozo, porque o mesmo haveria recebido advogados de empresas investigadas na Lava Jato.

Leia, abaixo, a nota da OAB nacional:

Nota da OAB Nacional

O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes. Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão.

A autoridade que recebe advogado, antes de cometer ato ilícito, em verdade cumpre com a sua obrigação de respeitar uma das prerrogativas do advogado. A OAB sempre lutou e permanecerá lutando para que o advogado seja recebido em audiência por autoridades e servidores públicos.

Diretoria da OAB Nacional
Marcus Vinicius Furtado Coêlho – Presidente
Claudio Lamachia – Vice-presidente
Cláudio Pereira de Souza Neto – Secretário-geral
Cláudio Stábile – Secretário-geral Adjunto
Antonio Oneildo Ferreira – Diretor Tesoureiro
 

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações da OAB