Confirmando novos rumos, homicídios caem 7,56% no Maranhão

Informações publicadas nesta terça-feira (17), pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão apontam que o índice de homicídios na capital maranhense teve queda de 3,4% no primeiro mês deste ano, se comparado com janeiro do ano passado. Reunindo dados da capital e do interior, a redução foi de 7,56%. Em janeiro de 2014 a secretaria registrou 185 homicídios.

homicídios caem 7,56% no Maranhão - Foto: Ascom/Governo do Maranhão

Muito por fazer

Ao longo do mês de janeiro, o governador Flávio Dino tomou conhecimento sobre a real conjuntura do Estado, com foco nas principais ocorrências e iniciou planejamento, junto com a cúpula da Segurança Pública no Maranhão, para melhor atendimento à população, desbaratamento de quadrilhas especializadas em assalto a banco, revisão de contratos de prestação de serviço e melhorias estruturais para a Segurança do Estado foram os destaques mais importantes.

Entre as decisões, foi encaminhado a abertura do edital para convocação dos excedentes do concurso para a Polícia Militar e a compra de material que possibilitem o melhor desempenho na prevenção de crimes foi discutido. O governador também autorizou a aplicação de recursos em tecnologia e iniciou um processo de modernização do sistema de comunicação por rádio entre os policiais, que possuíam déficit no contato para combate ao crime, até então realizado através de celulares.

Mapa da Violência

De acordo com dados do Mapa da Violência 2014, o Maranhão ocupa a terceira posição entre as unidades federativas com maior crescimento no número de homicídios no período de uma década. Para a realização da pesquisa, foi feito um levantamento dos registros desse tipo de morte entre os anos de 2002 e 2012.

No ranking da violência, o Estado teve aumento de 203,6% de homicídios nesse período, ficando atrás apenas da Bahia, com 242,1%, e do Rio Grande do Norte, que registrou crescimento de 272,4%. O Maranhão registrou um total de 12.399 mortes desse tipo durante os dez anos em questão.

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações das agências