Ministro da Educação é convidado para a reunião do G-8

É a primeira vez, na história do G-8 – Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia, além da Comissão Européia – que a educação é escolhida como um dos temas da

O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi convidado a participar da reunião de ministros da educação do G-8, em Moscou (Rússia), nos dias 1º e 2 de junho. É a primeira vez, na história do G-8 – Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia, além da Comissão Européia – que a educação é escolhida como um dos temas da agenda oficial. Na próxima reunião de cúpula, nos dias 15, 16 e 17 de julho, em São Petersburgo (Rússia), o tema será um dos eixos de discussão, ao lado de debates sobre doenças infecciosas e segurança energética.

Também foram convidados a participar da reunião China, Índia, África do Sul, Congo e México. Além de apresentar programas e avanços em matéria educacional, o Brasil proporá que os países ricos incluam na agenda temas como conversão de partes da dívida externa de países pobres por investimentos em educação, cooperação triangular Norte-Sul-Sul (envolvendo o G-8, um país em desenvolvimento, como o Brasil, e países pobres da África e América Latina) para a consecução dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas (em particular, o combate ao analfabetismo) e a educação profissionalizante, tecnológica e a distância.

Desenvolvimento – A reunião do G-8 também debaterá a proliferação de armas de destruição em massa, desenvolvimento da economia global, proteção ao meio ambiente e cooperação pacífica na ocorrência de conflitos regionais. Mais informações estão disponíveis na página eletrônica <http://en.g8russia.ru/>.

Fonte: Ministério da Educação