Parlamentares do PCdoB sugerem frente em defesa da Petrobras 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugeriu a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras e a apuração de todas as irregularidades que ocorrem na empresa, além da punição dos responsáveis pelos desvios. Na Câmara, o deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), apresentou uma proposta semelhante. 

Fachada da Petrobras - CTB

Para Vanessa Grazziotin, é inadmissível "criminalizar a companhia", que hoje é a maior produtora de petróleo do mundo entre as empresas de capital aberto. Ela declarou não se pode confundir a companhia com a corrupção praticada por alguns.

Segundo ela, essa tentativa de reduzir a importância da empresa fica evidente quando, por exemplo, se questiona até mesmo o direito de a Petrobras se comunicar com a sociedade e divulgar seu trabalho, por meio da publicidade, nas redes de televisão.

“Eu creio que em torno desse momento de crise que vive a Petrobras, muitos dos que falam dela, não (estão) com o interesse de tirá-la da crise, não com o interesse de acabar com a corrupção, não com o interesse de punir os culpados, não! Mas com um único interesse, o de enfraquecer a Petrobras, para ir dizer assim: 'Está vendo? A Petrobras não foi capaz de liderar o sistema de partilha”, afirmou.

Ataques oportunistas

O deputado Davidson Magalhães faz avaliação semelhante. Segundo ele, o DEM e PSDB têm exercido pressão para vender ou conceder a estatal, “desconsiderando a força que a Petrobras tem no Brasil: 15% dos investimentos e 10% do Produto Interno Bruto (PIB)”.

Para combater essas tentativas de enfraquecer a empresa estatal, o deputado sugere, assim como a senadora, a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. A ideia será interromper a “tentativa de desmantelamento da petrolífera”, explica.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), acrescentou que a Frente tem o papel de se contrapor aos “ataques oportunistas à Estatal e ao patrimônio do povo brasileiro, pela investigação completa dos casos de corrupção”.

Leia também:
CPI da Petrobras: PCdoB e PT querem estender investigação à era FHC

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com agências