Para divulgar ação de combate à Aids, ministro vai à escola de samba

A comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, recebeu, nesta semana, o lançamento da campanha de prevenção às DSTs e Aids do Carnaval 2015 na cidade carioca. Neste ano, a iniciativa tem como objetivo informar ao jovem que para se prevenir contra o vírus da Aids é preciso usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

Escola de samba recebe campanha de prevenção a Aids - Rodrigo Nunes/ASCOM/MS

Renan Oliveira, 23 anos, passista da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, acredita que a ação vai lembrar os jovens de se prevenirem. “Com certeza a campanha vai estimular os jovens na prevenção, principalmente no Carnaval, que é uma época do ano em que as pessoas bebem e não costumam se preocupar tanto, ainda mais com a questão do preservativo”, incentivou.

O Ministério da Saúde passou a oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um novo tipo de diagnóstico para a Aids. O teste oral, realizado a partir da mucosa da boca, não exige infraestrutura laboratorial e dá o diagnóstico em cerca de 30 minutos.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que durante o Carnaval 2015 realizarão o procedimento nas principais folias do Brasil. A previsão do governo federal é que, no decorrer deste ano, o teste oral já esteja disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo.

Prevenção como foco

As estudantes de enfermagem Mariana Martins Correia e Jéssica Espíndola, de 21 anos, concordam que as informações sobre prevenção, testagem e medicação estão mais acessíveis para as comunidades. “Eu achei muito importante a campanha ser divulgada na Mangueira, principalmente por ser aqui em uma quadra, nessa parte de carnaval, que é um momento em que a prevenção está muito em foco, porque a mensagem chega a todas as pessoas”, afirmou Mariana. “

Durante o evento, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, chamou atenção para os dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) e seu impacto nas novas ações. “Essa geração se beneficiou dos 30 anos de luta contra a Aids e do desenvolvimento científico. Por isso, essa geração passou a ter uma postura muito mais liberal do ponto de vista que se relacionam os mais velhos. A pesquisa mostra, por exemplo, que pessoas entre 15 e 65 anos de idade que tiveram mais de 10 parceiros sexuais em sua vida já está chegando aos 70% na região sudeste e, se nós pegarmos a população mais jovem dessa pesquisa, isso aumenta ainda mais”, afirmou.

A cantora Preta Gil, parceira do Ministério da Saúde nas ações contra Aids, também esteve presente no evento na quadra da Mangueira e expôs sua preocupação com o comportamento de risco dos jovens. “ Eu vejo que meus fãs, que são jovens, foram poupados, porque a minha geração perdeu muitos ídolos (para a Aids). Mas a gente tá aqui sempre junto com o ministério para incentivar a campanha, não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro”, ressaltou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 6,4 milhões de testes rápidos para o HIV foram distribuídos em 2014 e das cerca de 734 mil pessoas que vivem hoje com HIV e Aids no Brasil, aproximadamente 150 mil delas possuem a doença e não sabem.

Fonte: Blog da Saúde