RJ: Estudos são realizados para dessalinizar água do mar

A instalação de uma usina dessalinizadora para transformar água salgada em potável e que atenderia a um milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro está em estudos pelo governo estadual para reforçar o abastecimento na região metropolitana, informou nesta quinta-feira (12) o governador Luiz Fernando Pezão.

mar - Reprodução

O governador disse que se reuniu com técnicos espanhóis envolvidos na instalação de usinas desse tipo em 25 países e pediu um orçamento para o projeto. "Achei muito viável. Os preços são um terço do que eram 10 anos atrás", disse o governador.

A intenção é instalar a usina próxima aos pólos industriais do município de Itaguaí e do bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital, e estabelecer uma parceria público privada para a operação. No mês passado, o secretário estadual do ambiente, André Corrêa, chegou a dizer que as indústrias dessa região teriam seu abastecimento afetado caso a situação nos reservatórios não melhorasse.

Além da usina que converteria a água da Baía de Sepetiba potável, o governo do estado também avalia a instalação de uma unidade na Baía de Guanabara ou no município de São Gonçalo, o que ainda depende do custo estimado dos empreendimentos

O governador afirmou que o estado do Rio de Janeiro continuará fazendo campanhas para estimular a redução do consumo de água e disse que "tomará mais medidas preventivas se a estiagem continuar muito forte".

Fonte: Agência Brasil