Grandes shows abrem comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro

Quem estender a estadia no Rio de Janeiro para depois do carnaval terá festas garantidas por mais uma semana. No dia 28 deste mês, as comemorações pelos 450 anos da cidade, começam com um grande show na Quinta da Boa Vista. Subirão ao palco para lembrar o Rio em canções Vanessa da Mata, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e Marcelo D2, entre outros. O aniversário da cidade é no dia 1º de março.

Foto: Reprodução

“Poucas cidades do mundo foram tão homenageadas [em músicas] como a cidade maravilhosa. Por isso, vamos ter todos esses nomes fantásticos, que vão à Quinta da Boa Vista para uma superapresentação, como se fosse um réveillon na Quinta”, disse o prefeito Eduardo Paes hoje (10), ao anunciar a programação especial, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

As atrações da agenda comemorativa terão entrada franca ou descontos de até 50% em shows, exposições e peças, como os musicais S'imbora, que retrata a vida de Wilson Simonal, Lapinha, com Isabel Filardis, e a História de Paulo Benjamin de Oliveira, compositor da Portela mais conhecido como Paulo da Portela (1901-1949), que ajudou a mudar a imagem estereotipada dos sambistas, que, na década de 20, eram vistos como malandros e vadios perseguidos pela polícia.

No dia 1º de março, a programação oficial começará às 7h, com cerimônia militar no Forte de São João, na Urca. Ás 8h30, será celebrada missa no Santuário Arquidiocesano, na Tijuca, onde estão relíquias da fundação da cidade, como os restos mortais de Estácio de Sá. A programação terminará com a divisão do tradicional bolo de aniversário, que este ano terá 450 metros, na Rua da Carioca, no centro. O parabéns será organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências.

No mesmo dia, está prevista a inauguração do Palácio Rio450 anos, em Oswaldo Cruz, na zona norte, que uma vez por semana será sede da prefeitura. Em seguida, o prefeito promete entregar o túnel Rio450 anos, que ligará a Rua Primeiro de Março, importante via do centro, à Gamboa, na região portuária, de acesso à Ponte Rio Niterói e à rodoviária. O palácio, de onde o prefeito despachará, é um casarão antigo, do início do século 20, de dois andares, na Rua Carolina Machado, e será a terceira sede da prefeitura. Fica próximo à casa de Paulo da Portela e passa por reformas desde o ano passado.

Homenagens a personagens que marcaram a história da cidade estão ainda na programação. Serão entregues 30 medalhas 1º de Março a heróis e heroínas, escolhidos por uma comissão, em várias áreas de atuação, como as artes. “Os escolhidos são pessoas que morreram há mais de 30 anos, selecionados por especialistas na área da cultura e memória”, explicou Paes.

As comemorações se encerram com shows no Parque Madureira, na zona norte, e na e Praça das Juras, em Bangu, na zona oeste, com apresentação de escolas de samba.

Na Quinta da Boa Vista, o show começa às 21h e termina às 24h, com uma grande queima de fogos, no parque que serviu como residência à família imperial brasileira. “O Rio como conhecemos hoje tem muito a ver como fato de o palácio do rei (dom João XI) estar ali”, completou Paes. Hoje, um dos maiores parques do Rio, abriga o Museu Nacional e o Jardim Zoológico.

Fonte: Agência Brasil