Morre, aos 85 anos, atriz Odete Lara

A atriz, cantora e escritora Odete Lara morreu nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório será a partir das 16 horas no Parque Lage, e o corpo será cremado em Friburgo.

Odete Lara - Reprodução

Devido a problemas graves de saúde, Odete saiu do interior e voltou a viver na capital fluminense, há alguns anos morava num bairro tradicional do Flamengo apena com uma dama de companhia.
De uma beleza que chamava a atenção de todos por onde passava, Odete iniciou sua carreira como modelo, depois foi atriz de novela e apresentadora na TV Tupi.

No cinema atuou em quase 40 filmes e fez parte de uma geração de grandes nomes da sétima arte brasileira. Despontou junto com outros diretores, produtores e atores do chamado Cinema Novo. Atuou em filmes do diretor Glauber Rocha, entre eles O Dragão da maldade contra o santo guerreiro.

Como cantora chegou a dividir palco com nomes importantes da música brasileira como Vinícius de Moraes e Chico Buarque.

Quando estava no auge, abandonou a carreira artística para se dedicar ao budismo. Viveu boa parte da vida em autoexílio num sítio nas montanhas de Nova Friburgo. Escreveu três autobiografias: Eu nua, Minha jornada interior e Meus passos na busca da paz. Também traduziu diversas obras de budismo.


Odete lara

Casada por três vezes, Odete não teve filhos e também não tinha irmãos. Sua mãe, Virgínia Righi, cometeu suicídio quando a filha tinha apenas seis anos, e o pai, Giuseppe Bertoluzzi, por conta de uma tuberculose também cometeu suicídio quando Odete tinha 18 anos. A adolescente viveu em orfanatos e chegou a trabalhar como secretária antes de iniciar a carreira artística.

O último papel na TV de Odete foi em 1994, onde interpretou Valquíria Mayrink, na novela Pátria Minha, na Rede Globo.

Do Portal Vermelho
Mariana Serafini, com agências