Servidores públicos lançam movimento nacionalista

Representantes de 13 entidades sindicais lançam nesta quarta-feira (17) no Congresso Nacional o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro. Um dos objetivos do movimento é valorizar o serviço público federal.

Representantes de 13 entidades sindicais lançam hoje (17) no Congresso Nacional o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro. Um dos objetivos do movimento é valorizar o serviço público federal.

"Não adianta lutar apenas por salário. A sociedade brasileira tem uma imagem negativa do serviço e do servidor público, fruto de uma campanha feita ao longo dos últimos 15 anos no país. Resolvemos dizer um basta, temos que mudar nossa imagem, o que passa pela mudança da qualidade dos serviços que prestamos".

A afirmação foi feita por Fernando Antunes, presidente da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon). Ele reconheceu que a melhora do serviço público depende de vários fatores e disse que é um processo que leva tempo. "Não é como ligar um interruptor", afirmou.

O presidente da Unacon destacou que uma das medidas necessárias é diminuir as indicações políticas no serviço público. "Acabar com os loteamentos dos cargos públicos nos acordos políticos", disse. No manifesto que os representantes sindicais lançarão hoje no Congresso, os servidores defendem "o processo eleitoral e o concurso público como as únicas formas legítimas de inserção na máquina governamental".

O presidente da Unacon ressaltou que os cargos públicos devem ser ocupados prioritariamente por servidores concursados e defendeu o investimento em capacitação dos servidores públicos. "Melhores redes de informática e servidores públicos treinados", declarou.

Antunes disse ainda que o movimento será levado aos estados brasileiros para envolver também servidores estaduais e municipais. "Vamos estimular para que sejam formados comitês de cidadãos para avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado, sejam hospitais públicos, Receita Federal, INSS, em uma escola pública. E vamos procurar empresários, universitários, para debater a qualidade do serviço público que temos", afirmou.

Para o presidente da Unacon, esse é um bom momento para lançar o movimento, por causa do período eleitoral. "Imaginamos que esse movimento vai fazer com que os candidatos à presidência da República se afirmem em suas plataformas de campanha como pretendem recuperar o Estado Brasileiro", disse.

Os representantes sindicais pretendem ir aos gabinetes de parlamentares para entregar o manifesto lançado hoje. Eles também querem ser recebidos pelos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Fonte: Radiobras