Tocantinenses participam da 9ª Bienal da UNE no Rio de Janeiro

Mais de 100 estudantes de várias Instituições de ensino do Estado estão no rio de Janeiro participando da Bienal da UNE que já é considerado um dos maiores eventos estudatis da America.

Tocantins na Bienal da UNE
Mais de 100 acadêmicos da UFT, IFTO, faculdades particulares e estudantes secundaristas tocantinenses estão na cidade do Rio de Janeiro onde acontece esta semana a 9ª Bienal da UNE. Segundo Calos Elias, presidente da UJS Tocantins já tem uma galera no Rio de Janeiro e mais dois onibus a caminho da Cidade Maravilhosa. Ele coordena a caravana que deve passar de uma centena de jovens do Tocantins durante esta semana no Rio.

O evento reune estudantes do Brasil e da América Latina em debates, exposições, apresentações de trabalhos ligados ao tema que este ano é "Vozes do Brasil", um convite a reflexão sobre linguagem, cultura e política.

Além dos debates a Bienal é marcada por apresentações artisticas de relevância para o cenario nacional e inumeras de manifestações culturais dos milhares de presentes, a espectativa é que este ano o evento reuna cerca de 10 pessoas inscritas. A Bienal também homenagea personalidades da cultura nacional e universal, este ano os artistas-obras que serão visitadas ou revisitadas, o cineasta Eduardo Coutinho, a cantora Dona Ivone Lara, o poeta Carlos Drummond de Andrade, a artista Djanira, o ex-senador, militante do movimento negro, do teatro e professor Abdias Nascimento e os pesquisadores Ildeu de Castro Moreira e Horacio Macêdo.

Despis o enfraquecimento da ação da UNE no meio cultural em virtude da forte repressão durante a Ditadura Militar no Brasil a entidade retomou este trabalho oficilamente em 1999 com a 1ª Bienal realizada em Salvador. Nestes 16 anos a Bienal volta ao Rio pela 4ª vez, o evento foi realizado mais uma vez em Salvador(2009), 2 em Recife e Olinda e uma em São Paulo.

Mais informações sitio da UNE: http://www.une.org.br/