Avanço de pautas progressistas dependerá da participação da sociedade

Para a Bancada do PCdoB na Câmara – que apoiava o candidato do PT – a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB) à presidência da Câmara é bastante negativa para o país. A avaliação da líder da bancada comunista, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é que será um ano difícil para o avanço das pautas sociais, e por este motivo a participação da sociedade deverá ser mais organizada e atenta.

Vitória de Eduardo Cunha é retrocesso para o Parlamento

“Espero que este Parlamento não degringole. Eu acho que o cenário atual é ruim e negativo. Não o vejo [Eduardo Cunha] como um parlamentar aberto às reivindicações populares, muitas delas pulsadas dos movimentos sociais, pelas reformas estruturantes, liberdades individuais, laicismo no Estado e pluralidade do povo. Por isso, agora temos que contar muito com a participação da sociedade para mantermos nossa agenda e nossa luta”.

Cunha é conhecido por suas posições conservadoras. É um dos defensores da redução da maioridade penal e da transferência do Executivo para o Legislativo do processo de demarcação de terras indígenas, por exemplo. É contra projetos que criminalizam a homofobia e a regulamentação da mídia – demanda crescente na sociedade e defendida pela presidenta Dilma Rousseff. A seu favor, um Congresso com perfil conservador e o poder econômico. De acordo com informações divulgadas pelo jornal Estadão, Cunha gastou quase R$ 1 milhão só com viagens de jatinho para percorrer as 27 unidades federativas em sua campanha para a Presidência da Casa.

“Com eleições cada vez mais influenciadas pelo poderio econômico, qual tipo de Legislativo o povo deve esperar? Conservador e atrasado, óbvio”, critica o deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA), empossado para o primeiro mandato.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o cenário também não é animador. A parlamentar, no entanto, espera que a Câmara “não envergonhe a nação brasileira”.

Eleito com 267 votos, Cunha ficará a frente da Câmara por dois anos. O desafio agora será articular espaços para que bandeiras caras à esquerda sejam aprovadas na Casa, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Leia mais:
PT: “Câmara deve priorizar agenda de interesse nacional”

Com informações da Liderança do PCdoB na Câmara