Deputados formam três blocos e preparam escolha do presidente 

Três blocos partidários foram criados na Câmara dos Deputados antes da eleição para a Presidência da Casa. O PCdoB compõe o segundo maior bloco da Casa, ao lado do PT, PSD, PR, Pros, com 160 parlamentares, apoiando a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Com esta composição, o grupo terá direito à presidência de sete comissões permanentes da Casa. 

Deputados formam três blocos e preparam escolha do presidente - Agência Câmara

 O grupo só fica atrás do bloco formado pelo PMDB, que reúne 14 partidos e 218 parlamentares – PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB – em apoio a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O terceiro bloco, formado pelo PSDB (54), PSB (34), PPS (10) e PV (8), possui 106 deputados integrantes e apoiam o candidato Júlio Delgado (PSB-MG).

Com o encerramento do prazo de inscrições de blocos, cinco partidos permaneceram isolados: PDT (20), Psol (5), PTC (2), PSL (1) e PTdoB (1).

A eleição da Mesa Diretora, que é composta pela Presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências, está marcada para as 18 horas.

Além de influenciar na disputa da Presidência Câmara e dos demais cargos da Mesa Diretora, a formação de blocos é fundamental para a composição das comissões temáticas permanentes da Casa.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Câmara