PCdoB mantém deputada Jandira Feghali como líder na Câmara

Na noite da última quinta-feira (29), deputados do PCdoB eleitos para a nova legislatura decidiram pela manutenção da deputada Jandira Feghali (RJ) na liderança do partido na Câmara, em reunião da bancada.

Jandira Feghali

De acordo com a líder, as prioridades do PCdoB na Câmara são as reformas estruturantes para o Brasil, como a reforma política e a da comunicação.

Em relação à reforma política, Jandira defende, em especial, o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais. Para ela, esse fator favorece a corrupção e estimula a influência do poder econômico no resultado das eleições.

A líder também enfatiza a necessidade de aprovação de medidas para regular a atuação dos veículos de comunicação. A ideia, segundo ela, não é censurar, mas garantir a pluralidade de informação e direitos básicos, como o de resposta.

Para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, essas reformas são essenciais para retomar uma agenda de desenvolvimento no Brasil. Rabelo ressaltou que o partido, que compõe a base aliada da presidente Dilma Rousseff na Casa e participa do governo, quer contribuir para que a presidente cumpra as propostas de campanha.

A despeito do apoio ao governo, Jandira observou que o partido vai trabalhar para retirar a ampliação do prazo para acesso ao seguro-desemprego da Medida Provisória 665/14 – o texto estabelece que o trabalhador demitido tenha de comprovar 18 meses de carteira assinada, computados nos últimos dois anos, para receber o benefício, contra apenas seis meses pelas regras atuais. “Não concordamos com a retirada de nenhum direito social”, disse.

Eleição da Mesa

Renato e Jandira enfatizaram ainda que o partido vai apoiar o candidato do PT à Presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP). O partido, que contava com 15 deputados na última legislatura, elegeu 10 deputados nas últimas eleições. Mas a perspectiva da liderança do partido é de que 13 deputados tomem posse no próximo domingo (1º), já incluindo os suplentes que tomarão o lugar de titulares que assumirão outros cargos.

Com informações da Agência Câmara