Candidatos à Presidência da Câmara participam de debate

Os quatro candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados – Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG) – aproveitaram o 3º Encontro Parlamentar realizado neste sábado (31) para dar as suas opiniões sobre a reforma política.

O evento era voltado a um debate entre deputados e cientistas políticos, mas os candidatos aproveitaram a oportunidade para falar sobre o tema com os professores Jairo Nicolau e Fabiano Santos.

Para o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o melhor jeito de sintonizar a Câmara com a sociedade é criar uma pauta de interesse do cidadão, que não necessariamente vai tratar de reforma política, mas de saúde e educação. "Na minha opinião, o caminho mais curto para falarmos com a sociedade é ter uma pauta que corresponda aos anseios populares, e reforma política eleitoral não é essa pauta", avaliou. Ele lembrou que, em 2007, foi levada a Plenário uma reforma política cuja votação emperrou já nos primeiros dois pontos – o financiamento público e o modelo de listas fechadas.

O deputado Chico Alencar destacou como negativo o peso do dinheiro nas campanhas atuais e a subrepresentação das minorias. "Hoje, candidato competente é aquele competente em arrecadar e o candidato com chances é aquele que tem mais recursos", criticou. O deputado também cobrou novas formas de participação que permitam maior interação da sociedade. "Como criar formas para que as minorias também interfiram no processo?", questionou.

Já o candidato do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça analisa, desde o final do ano passado, uma proposta de reforma política que ainda não teve a discusão iniciada por conta de obstrução de alguns partidos. Ele questionou esse movimento de obstrução e avaliou que a reforma política deveria começar por dois pontos: o modelo de eleição e o financiamento. "O modelo de eleição é fundamental para definir outro tema, o tempo de campanha. Será que há necessidade de 90 dias? Isso aumenta o custo da eleição", disse.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), por sua vez, criticou a grande interferência do Executivo no trabalho dos parlamentares. "Temos duas medidas provisórias de ajuste trabalhista e previdenciário chegando à Casa, mas quantos projetos de iniciativa legislativa já não existem em tramitação aqui na Casa?", questionou.

Os quatro candidatos concorrem à Presidência da Câmara em eleição marcada para este domingo (1º/2), às 18 horas. Até lá, outros candidatos poderão surgir.

Fonte: Agência Câmara