Líderes da base do governo apoiam candidatura de Chinaglia

Líderes de partidos da base governista se reuniram nesta quinta-feira (29) para decidir o apoio à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Em entrevista na tarde desta quinta-feira (29) à imprensa, o deputado Arlindo Chinaglia, comentou alguns temas importantes relacionados à campanha.


Jandira e outros parlamentares após o ato de lançamento da candidatura de Chinaglia Jandira e outros parlamentares após o ato de lançamento da candidatura de Chinaglia

A três dias das eleições, o líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), acredita que Chinaglia tem sim chances de se tornar novamente presidente da Casa. "Eu arrisco, na minha avaliação, Arlindo hoje deve ter declarado 180 a 190 votos, independentemente de partido. Uma coisa é partido, outra coisa são votos."

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), também participou da reunião e acredita que a liberdade de voto de cada deputado deve e vai ser respeitada. O deputado explicou a função dos líderes no processo de eleição. "Eles estão construindo um processo interno nos seus partidos, o que é normal. Estão participando das reuniões e estão nos dando sinais de que há esse crescimento da compreensão de que a candidatura Arlindo é a melhor candidatura para o parlamento nesse momento."

Para a líder comunista, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) a candidatura de Chinaglia representa a possibilidade real de avanços populares: “Entendemos que tínhamos que ter uma candidatura única e que representasse a possibilidade de termos uma Câmara altiva e com credibilidade junto ao povo. De se votar projetos com demanda popular”, reforçou Jandira.

Segundo turno

Henrique Fontana disse ainda que está sendo feito um trabalho de sondagem com os deputados no caso de haver segundo turno. "Nós, quando conversamos com deputados que estão engajados na candidatura do deputado Júlio Delgado, reafirmamos o respeito a ela e perguntamos se, na hipótese de ele não estar no segundo turno, se eles viriam conosco e apresentamos as nossas propostas para o Parlamento. "

A reunião desta quinta-feira contou com a presença dos representantes do Pros, do PCdoB, do PT, do PSD, do PDT, do PRB e do PR. Nesta sexta-feira (30) os líderes devem se reunir novamente.

Candidato

Em entrevista na tarde desta quinta-feira (29) à imprensa, o candidato a presidência da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, comentou alguns temas importantes relacionados à campanha. “Fazer uma agenda nacional para atender os interesses da sociedade. É o caminho mais curto para nos credenciarmos fortalecidos na Câmara, porque não há democracia sem um Legislativo respeitado e com autoridade. Então, é necessário ter uma agenda para a sociedade. O conjunto dos vários partidos tem a percepção de que temos que resolver problemas maiores, mas também do cotidiano. Em todas as regiões tenho falado sobre essa agenda, dando como exemplo o tema da saúde, drogas e violência”.

Presidência da Câmara

“Já fui presidente e, podem procurar, que não vão encontrar uma única referência de líderes, principalmente ao término do mandato, que eu tivesse tido uma atitude fora do regimento ou da Constituição. Tenho uma história de 20 anos na Câmara e me orgulho disso, dos amigos que fiz e do respeito que tenho pelos vários parlamentares”, ressaltou Chinaglia.

Para o candidato à presidência da Câmara, o diálogo com a sociedade é fator primordial. “A Câmara dos Deputados precisa dialogar com a sociedade e não ficar, de maneira passiva, atendendo demandas, seja de corporações, grupos econômicos, ou quem quer que seja”.

Chinaglia falou ainda sobre agenda nacional e representação da sociedade. “Precisamos de uma agenda nacional, em que a sociedade se sinta representada pelos debates. É muito comum ficarmos discutindo pequenos temas, sem debater temas maiores. Então, acho que essa agenda é que vai nos colocar em contato com a sociedade. É isso que vai fortalecer o Parlamento e, por consequência, fortalecer ainda mais uma preciosa experiência democrática.

Com informações da Agência Câmara