Agricultura familiar poderá ter fundo de apoio 

Para reforçar o financiamento de ações de apoio à agricultura familiar e ampliar a política de compras públicas de alimentos produzidos por esse segmento, a senadora Ana Rita (PT-ES) apresentou projeto para a criação do Fundo Nacional da Agricultura Familiar. A matéria está em discussão na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. 

Agricultura familiar poderá ter fundo de apoio - Agência Senado

De acordo com a proposta, o fundo será composto, entre outras fontes, por dotações do Orçamento da União; doações e aportes de entidades e pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras; e convênios ou acordos firmados com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras.

Ana Rita propõe que os recursos do Fundo Nacional de Agricultura Familiar sejam aplicados na compra e manutenção de equipamentos utilizados pelos produtores e na formação de agricultores familiares que se dedicam à produção agroecológica.

Ela sugere ainda a destinação de recursos para programas de assistência jurídica às organizações de agricultores familiares, para reforçar a gestão das propriedades e para programas de pesquisa científica visando melhorar a qualidade da produção familiar.

A autora reconhece avanços das políticas públicas voltadas a esse segmento do campo, como a ampliação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Garantia de Preços e do Programa Garantia-Safra.

No entanto, ela considera necessário assegurar recursos de forma permanente e institucionalizada, por meio de um fundo específico. Conforme ressalta Ana Rita, a medida se justifica pela importância da produção agrícola familiar, responsável por parcela significativa dos alimentos produzidos no país.

O projeto aguarda designação de relator na CRA. Após ser votado nesta comissão, o texto segue para deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado