"Seremos implacáveis no combate à corrupção", avisa Dilma Rousseff

"Defendemos um pacto nacional contra a corrupção. Seremos implacáveis no combate aos corruptores e aos corruptos", avisou a presidenta Dilma Rousseff, durante discurso na primeira reunião ministerial em seu segundo mandato, ocorrida nesta terça-feira (27), em Brasília.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho

Dilma Rousseff - Rádio Vermelho

Na oportunidade, Dilma Rousseff informou que encaminhará ao Congresso Nacional as seguintes medidas: "primeiro, transformar em crime e punir com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa; segundo, incluir na legislação eleitoral, como crime, a prática de caixa dois; terceiro, criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita; quarto, alterar a legislação para apressar os julgamentos de processos que envolvem desvio de recursos públicos; e, quinto, criar uma nova estrutura, a partir de negociação com o poder judiciário, que dê maior agilidade aos processos movidos contra àqueles que possuem foro privilegiado".

Dilma lembra que "os brasileiros e brasileiras esperam que esse governo seja íntegro. Seremos em cada um dos dias desse mandato gestores públicos absolutamente comprometidos com a austeridade e a probidade".

Petrobras

Ao falar sobre a Petrobras, a presidenta Dilma reafirmou "a determinação de seu governo em ampliar e reforçar, de forma eficiente, uma moderna governança de controle". Ela falou sobre a importância de uma gestão transparente e avisou "iremos apurar, com rigor, tudo de errado que foi feito. Criaremos mecanismos que evitem que fatos como esse [Investigação da Petrobras] se repitam. Temos que saber apurar e punir".

Além disso, a presidenta lembrou que "a Petrobras é a empresa mais estratégica, que mais contrata e investe no Brasil. Por isso, temos que continuar apostando na governança e não diminuir sua força e independência".

Leia também:
Presidenta Dilma defende ajustes, mantendo os direitos sociais


Acompanhe na Rádio Vermelho trechos do discurso.