Ministro inaugura nova unidade do Instituto Federal no Ceará

O ministro da Educação, Cid Gomes, inaugurou nesta última segunda-feira (26), o novo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no município de Itapipoca, a 140 km de Fortaleza.

Cid Gomes transmissão do cargo de ministro da Educação - Agência Brasil

A cerimônia contou com a presença do reitor do instituto, Virgílio Araripe, do governador do estado, Camilo Santana, e do prefeito da cidade, Dagmauro Moreira.

Com a inauguração do novo campus, o IFCE chega a 26 unidades. Até 2016, serão entregues mais sete unidades no Ceará. Segundo Cid Gomes, a expansão deve continuar. “Nosso compromisso é ampliar o acesso à educação”, pontuou o ministro.

Infraestrutura

O campus de Itapipoca possui área construída de 4.442 m², com 10 laboratórios e 20 salas de aula, bloco administrativo, auditório, biblioteca e sala de videoconferência.

A unidade tem ainda um bloco voltado para os cursos da área da indústria, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

“É uma meta cumprida, mas ainda temos muito a fazer pela educação, que deve ser sempre prioridade”, destacou o reitor Virgílio Araripe. Segundo ele, a unidade já oferta os cursos de operador de computador e cuidador de idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Alguns cursos já têm turmas em andamento desde dezembro do ano passado.

A oferta de cursos pelo IFCE de Itapipoca começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em edificações e mecânica. “Os cursos foram definidos em parceria com a comunidade, por meio de consulta”, explicou Virgílio Araripe.

Repercussão

O ministro Cid Gomes registrou, nesta segunda (26), em sua página oficial no Facebook, a visita realizada no Campus e ainda lembrou que em 2007 havia apenas 4 campi na região do Ceará. "Expansões semelhantes estão acontecendo em todos os estados brasileiros", escreveu o titular.

Fonte: Ministério da Educação