Haddad faz análise de sua gestão e aponta caminho para o futuro de SP

Em artigo publicado, neste domingo (25) na Folha de S.Paulo, o prefeito da cidade aniversariante do dia, Fernando Haddad, faz uma análise de sua gestão à frente da administração municipal. Para Haddad, ter contornado a herança ruim que recebeu nos seus dois primeiros anos de gestão e conseguir um pacote de investimento, já são pontos positivos, mas ele ainda aponta que está em preparação o que intitula de Caminho para o Futuro.

fernando haddad

No artigo, ele afirma que "mesmo com todo o esforço de outros governantes, recebi a administração municipal em 2013 com o prognóstico de quebra financeira, expansão caótica e obsolescência por falta de investimentos. Dediquei-me, de forma obstinada, à renegociação da dívida com a União, à aprovação de um novo Plano Diretor Estratégico e à contratação de um pacote de investimentos do PAC ao qual São Paulo tem direito. Horizonte de 20 anos".

Para Haddad, um destes aspectos é o combate a máfias que havia no prefeitura, como o esquema dos fiscais. "Nossas finanças foram reorganizadas com gestão eficiente, atualizando a base da arrecadação, mas, sobretudo, cortando despesas e revendo contratos. Desmantelamos máfias, ampliamos a transparência de dados, realizamos auditorias."

No capítulo dos resultados, ele destaca as áreas de moradia, educação, mobilidade e saúde. "Nesta semana, lançaremos uma ferramenta que permite a cada beneficiário do auxílio-aluguel saber on-line seu futuro endereço e acompanhar sua obra, dentro de um projeto habitacional que entregará 55 mil moradias até 2016, algo sem precedente na luta por moradia", afirma.

"A fila da saúde, que avançava 23% por ano, foi estancada e diminuiu 21%. Na educação, recuperamos a centralidade da escola com o fim da "aprovação automática" e com a instalação de universidades nos CEUs. São Paulo foi premiada pelo seu recente programa de mobilidade de faixas e corredores de ônibus e ciclovias. A coleta seletiva avança como nunca, bem como as praças com wi-fi. Instituímos o passe livre estudantil e a tarifa zero para o idoso", afirma.

O prefeito paulitano ainda contesta, com dados, as afirmações que os corredores de ônibus e as ciclofaixas que pioraram o trânsito. "Em São Paulo, com pouca tinta, já devolvemos quatro horas semanais para o trabalhador com as faixas exclusivas de ônibus e vamos criar uma extensa malha cicloviária que será uma opção real de mobilidade. Isso tudo sem piorar o trânsito. A taxa de crescimento do congestionamento de 2014 foi a menor dos últimos quatro anos."

Da redação do Vermelho,
Com informações do Brasil 247