José Martí, um revolucionário movido por sentimentos de amor

Na próxima quarta-feira (28) marca o nascimento de José Martí, em 1853. Político, pensador, filósofo, jornalista, poeta, revolucionário, em sua breve vida, apenas 43 anos, o ícone cubano circulou com maestria em diversas áreas do campo das ideias.

José Martí - Reprodução

Ouça a versão do grupo Buena Vista Social Club da canção Guantanamera: mártir da independência cubana, mas além dos princípios humanistas, deixou um vasto legado literário. Uma das músicas mais famosas do repertório cubano, Guantanamera, é baseada em uma poesia de Martí, além e uma infinidade de contos e poemas.

Extraímos uma narrativa do livro Letras Fieras, uma antologia da obra de Martí organizada Roberto Fernández Retamar. São textos com forte conteúdo político e social com alta qualidade literária e emoção. Em El Presídio Politico em Cuba, Martí denuncia os horrores que presenciou no período em que esteve preso. É a primeira obra dele publicada pela imprensa.

Divido em 12 capítulos, o texto foi publicado em março de 1889 desde Nova York. Por se tratar de uma narrativa longa, está dividida em links por capítulos.

Leia na íntegra, em espanhol:

Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12

Ouça a versão do grupo Buena Vista Social Club da canção Guantanamera:

Leia também: 
Dois peomas de José Martí 

Do Portal Vermelho