Empresas estão otimistas com o PAC e Minha Casa, Minha Vida

A pesquisa Quesitos Especiais da Sondagem da Construção, divulgada nesta sexta-feira (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que uma parte das empresas que operam com os programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida está otimista com o volume de negócios para os próximos 12 meses.

Minha casa, Minha Vida - Blog do Planalto

Feita em dezembro do ano passado, a pesquisa ouviu 698 empresários do setor da construção. “É uma pesquisa importante para avaliar esses programas”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Itaiguara Bezerra. De acordo com o levantamento, 43,1% das empresas estão influenciadas de alguma maneira pelo PAC. Dessas, 63% estimam que seu volume de obras aumentará nos próximos 12 meses, em comparação com igual período anterior e 37% acreditam que permanecerá estável.

Do total de empresas que operam no PAC, 26,1% preveem aumento do pessoal empregado nos próximos três meses. Para 71,7%, o quadro ficará estável e, para 2,2%, diminuirá. As empresas que pretendem ampliar os negócios, acreditam que a situação será positiva. O saldo foi 63 pontos percentuais (de respostas positivas). "E, para as empresas que informaram que vão aumentar o volume de emprego, o saldo foi 23,9 pontos percentuais positivo. Estão mais propensas a aumentar o seu contingente de mão de obra”, disse Bezerra.

No Minha Casa, Minha Vida, do total de 29% de empresas envolvidas, 51,2% esperam melhoria do volume de obras ao longo do ano, 46,5% apostam que os negócios ficarão estáveis e apenas 2,3% temem que a situação piore. Quanto ao total de pessoal empregado pela empresa nos próximos três meses, a expectativa é de aumento para 18,6% dos empresários e estabilidade para 81,4%. O saldo de respostas positivas foi 18,6 pontos percentuais.

A pesquisa revela também que o maior percentual de empresas otimistas que têm obras no âmbito do PAC é encontrado no segmento de obras viárias, onde 15% projetam aumento do volume de obras este ano. Em contrapartida, o segmento de instalações de sistemas de ar condicionado e instalações hidráulicas não tem perspectiva de melhora do volume de obras nos próximos 12 meses.

No âmbito do Programa Minha Casa, MinhaVida, o segmento mais otimista em termos da evolução de obras da empresa é o de edificações (14%), com destaque para edificações residenciais, que tem 18,8% de expectativa de expansão durante o ano, em comparação ano anterior.

Fonte: Agência Brasil