Documentário mostra bloco carnavalesco que escracha ditadura 

O Cordão da Mentira, bloco carnavalesco que contesta e escracha as problemáticas da ditadura civil-militar brasileira, como, por exemplo, a anistia aos torturadores, que nunca responderam por seus crimes, bem como suas implicações na construção de uma democracia, ganhou um documentário. O documentário percorre livremente, por entre ensaios, sambas e intervenções artísticas. 

Documentário mostra bloco carnavalesco que escracha ditadura

Durante o trajeto, o desfile do Cordão da Mentira faz intervenções em lugares historicamente emblemáticos, saindo justamente da sede do antigo Dops, de São Paulo, um dos principais aparelhos do Estado para controlar e reprimir movimentos políticos e opositores da ditadura militar e do Estado Novo.

Questionando a permanência velada e impune de diversas práticas e procedimentos de opressão criados no período da ditadura, esse diálogo entre passado e presente é mote determinante do filme.

O bloco carnavalesco mostrado no filme versa e canta sobre temas cruciais para uma transformação da sociedade brasileira, também reivindica pautas como a desmilitarização da Polícia Militar e o fim da cultura de violência e desrespeito aos direitos humanos que persiste nas favelas, periferias, penitenciárias, aldeias indígenas, no campo e nas ruas.

Ao contrário dos demais blocos carnavalesco, o Cordão da Mentira desfila no dia 1º de abril – Dia da Mentira e dia do aniversário do golpe militar de 1964.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara