Andifes propõe continuidade de parceria com Ministério da C&T 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, recebeu nesta quinta-feira (15) a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que se dispôs a dar continuidade à parceria com o governo federal para a expansão do sistema universitário brasileiro e a recomposição orçamentária da pasta. 

Andifes propõe continuidade de parceria com Ministério da C&T - MCTI

Segundo o presidente da Andifes, Targino de Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a ampliação e o aperfeiçoamento das instituições de ensino federais nos últimos anos são fruto da parceria do setor com o MCTI e o Ministério da Educação (MEC).

Ele destacou que essa parceira ocorre “principalmente no que diz respeito às obras de infraestrutura de pesquisa”, apoiadas pelo programa Proinfra, que financia projetos de implantação, modernização e recuperação, com dois editais abertos desde novembro.

Targino afirmou ainda que a Andifes se coloca “na luta pela recomposição orçamentária do ministério” e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), de onde saem os recursos para o próprio Proinfra. “O ministro nos ouviu muito atentamente e se colocou à disposição para essa parceria”, disse o presidente da associação, após o encontro com Aldo.

Também compareceram à reunião os reitores das universidades federais do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho; e do Amazonas (UFAM), Márcia Perales, além dos secretários executivos da Andifes, Gustavo Balduino, e do MCTI, Alvaro Prata.

Da Redação em Brasília
Com informações do MCTI