SPM analisa presença das mulheres nas eleições de 2014 

A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) divulgou nesta semana a nota técnica “As Mulheres nas Eleições 2014”, contendo análises da participação, do perfil e do desempenho das mulheres brasileiras nas eleições do ano passado. O documento traz informações sobre as candidatas eleitas e as perspectivas da presença feminina na composição do Congresso Nacional na nova legislatura. 

SPM analisa presença das mulheres nas eleições de 2014

De acordo com a nota técnica, o resultado das eleições foi frustrante para a representação feminina. Apesar de as mulheres serem a maioria da população, sua presença na Câmara dos Deputados não ultrapassa 10% do total dos representantes eleitos.

O mesmo se verifica com a população negra, cuja representação será de 20,3%, com base na autodeclaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando do registro das candidaturas.

A população indígena continua alijada da representação no Legislativo. Já os homens brancos ocuparão 72,1% das cadeiras da Câmara dos Deputados. O Parlamento brasileiro continua bastante masculino, branco e empresarial.

No final das eleições, a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), manifestou sua decepção com o resultado das urnas para a representação feminina no Legislativo. “É um resultado decepcionante. Ele mostra que a política de inclusão das mulheres nas instâncias de poder está fadada ao fracasso”, avaliou a parlamentar.

Jô Moraes adiantou que a bancada estuda outras formas de inserção, como garantir a presença de mulheres nas instâncias superiores dos partidos políticos e até lançar candidaturas avulsas para os cargos da Mesa Diretora.

Longa caminhada

A procuradora da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin, disse que está engajada na luta para mudar esse cenário. E que vai persistir na defesa dessa causa tão nobre. “Há ainda uma longa caminhada pela frente em busca de mais conquistas. As mulheres brasileiras asseguraram o direito de voto em 1932 – e nisso o Brasil esteve na frente de muitos. As francesas, por exemplo, só em 1944 ganharam o direito de votar”, avalia a parlamentar.

Segundo ela ainda, “não é fácil e rápido mudar valores e uma história de exclusão e de preconceito que permeiam questões de gênero. Mas certamente é possível incluir efetivamente mais mulheres na política. A Argentina tem 40% de seu parlamento ocupado por mulheres. Em alguns países escandinavos, essa proporção se aproxima dos 50%”.

“Não é mais aceitável, portanto, que um país da importância do Brasil continue convivendo com os índices de sub-representação feminina. É inadmissível que a maior parte do eleitorado nacional, formada por mulheres, ocupe menos de 10% dos assentos no Parlamento brasileiro. Está mais do que na hora de garantir mais acesso feminino a espaços de poder e de decisão”, diz a senadora.

Da Redação em Brasília
Com agências