Exposição Arte Negra é prorrogada até 1º de fevereiro em São Paulo

A mostra Arte Negra, que exibe peças produzidas por 120 mulheres, jovens e crianças do Brasil e de Cuba, permanecerá aberta por mais alguns dias na Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte SP. A prorrogação vai até 1º de fevereiro de 2015, sempre de segunda a sexta, das 10 horas às 18 horas, e sábados e domingos, das 15 horas às 21 horas.

Exposição Arte Negra

Idealizado e coordenado por Eloísa Marques e Pedro João Cury, o projeto Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios, que viabilizou a mostra, conquistou em 2012 o Prêmio Funarte de Arte Negra e mantém, como metas, a capacitação artesã, a sustentabilidade econômica, a formação de multiplicadores e o intercâmbio cultural.

Os trabalhos apresentados na exposição da Funarte foram feitos entre fevereiro e outubro de 2014, nas Oficinas de Estamparia Africana, Bordado sobre Juta e Escultura em Argila realizadas no Quilombo do Jaó, em Itapeva (SP), e no Museo Casa de África de La Oficina del Historiador de La Habana, em Havana (Cuba).

Sua elaboração recorre a técnicas milenares como o adire-alabere (costuras e dobras) e adire-oniko (amarrações), originários de Burkina-Faso, Camarões, Congo, Nigéria, Senegal e Serra Leoa, entre outros países africanos. Também estão presentes técnicas de bordado sobre juta, com lãs coloridas, e escultura em argila.

Artes e Ofícios conta com apoio da Fundação Nacional das Artes (funarte), Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal do Brasil.

Exposição Artes e Ofícios – Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios
Até 1º de fevereiro
Entrada franca

Fonte: Portal Fundação Nacional de Artes