Codevasf investe R$ 3,6 milhões para construção de 70 barragens no MA

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir R$ 3,6 milhões para a construção de 70 pequenas barragens no Maranhão. Na primeira etapa do programa serão beneficiados 20 municípios do estado. A ação está inserida no Programa Água para Todos, do Governo Federal.

SECA NO MARANHÃO

A iniciativa prevê a implantação de tecnologias visando contemplar o acesso a água de consumo, denominada “primeira água”, mediante a distribuição e a instalação de cisternas para consumo e sistemas simplificados de abastecimento de água, além de água para a inclusão produtiva, chamada “segunda água”, que envolve cisternas de produção e construção de pequenas barragens (barreiros).

Os objetivos principais dessas pequenas barragens são permitir que os pequenos agricultores da região possam matar a sede dos seus animais, amenizando os efeitos da estiagem que podem resultar na morte de rebanhos inteiros, além da irrigação de pequenos cultivos no período de seca.

O gerente de empreendimentos de irrigação da Codevasf no Maranhão, Elisaldo Pereira, destaca a importância e a eficiência das pequenas barragens na captação e no armazenamento da água no período chuvoso para utilização no momento posterior de estiagem. “Os 70 barreiros construídos na área de abrangência da Codevasf no estado terão capacidade para captar sete milhões de m³ de água. Isso abastecerá a população beneficiada permitindo que seus rebanhos tenham água para beber, além da irrigação de pequenas plantações”, explica.

Fonte: Blog do Planalto
Com informações do Portal Codevasf