Seminário reúne em Brasília representantes do movimento pacifista no mundo

A Paz é Possível é o assunto que reunirá, nos próximos três dias em Brasília, autoridades, atividades e intelectuais de várias partes do mundo no Seminário Internacional para discutir a paz no mundo. A deputada e presidente do Cen

O evento, que conta com o apoio da Cebrapaz e Conselho Mundial da Paz (CMP), é promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O seminário trará ao Brasil membros do Comitê Executivo do Conselho Mundial da Paz, o que permitirá o estreitamento de relações com o movimento pacifista de outros países.

O seminário terá abertura solene, às 9 horas desta quinta-feira (18), com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, representado pelo deputado Jamil Murad (PCdoB-SP) e os parlamentares Socorro Gomes e Alceu Colares (PDT-RS). Durante todo o dia haverá intervenção dos demais participantes, como o presidente do Conselho Mundial da Paz e do Movimento pela Paz e Soberania dos Povos (MOVPAZ), Orlando Fundora Lopez, de Cuba.

Também falarão, no primeiro dia do evento, o secretário-geral do CMP e deputado ao Parlamento Europeu pela Grécia, Athanásios Pafilis, e os representantes do Iraque, Asrar Abdullatif; da Índia, Romesh Chandra e da Palestina, Aqel M. A. Taqaz. Os dois outros dias do evento serão reservados para reunião do Conselho.

A deputada Socorro Gomes explica que essas presenças representam "os povos que lutam por afirmar a paz no âmbito dos seus territórios", acrescentando que "os conferencistas presentes oferecerão importantes depoimentos para o conhecimento das realidades de seus povos".

Eles apresentarão a situação vivida no Iraque desde a ocupação pelos Estados Unidos em 2003, a persistência do conflito israelo-palestino, o conflito Índia-Paquistão pela Caxemira, a continuação da ocupação do território cubano de Guatânamo pelos Estados Unidos, além da militarização da Europa e de outros continentes.

Solução das diferenças

Para a parlamentar comunista, "a paz no mundo é um tema extremamente atual e é um dos aspectos principais na busca de um mundo mais justo, baseado no multilateralismo para a solução das diferenças entre as nações e no desenvolvimento econômico e social das nações, diz, citando o texto de divulgação do evento.

O Conselho Mundial da Paz foi criado em 1946, ao final da Segunda Guerra Mundial, por influência de ativistas pela paz em todo o mundo e por militantes de resistência ao fascismo. Com sede atual em Atenas, na Grécia, a entidade tem em sua bagagem histórica a realização de relevantes campanhas pela paz, incluindo as campanhas contra uso de armas atômicas e cessação dos conflitos na antiga Iugoslávia, Afeganistão e Iraque.

De Brasília

Márcia Xavier