Com diálogo entre secretários de Cultura, Juca abre nova fase no MinC

Com o objetivo de unir esforços para a articulação de uma política cultural que vá além da busca de recursos, o novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, se reuniu com secretários estaduais e municipais da Cultura, além de lideranças do setor, para estabelecer o diálogo e as metas de sua gestão.

Jorge Portugal, secretário de Cultura da Bahia, e o ministro Juca Ferreira - Foto: Marcelo Velasco

Os encontros aconteceram nesta segunda-feira (12), após a cerimônia de posse do ministro, em Brasília. O ministro defendeu uma relação mais estreita entre o Ministério da Cultura (MinC) e os secretários, em uma rede de cooperação na área cultural. "Se conseguirmos criar um sistema articulado de cooperação, poderemos ir mais longe do que cada um em si", afirmou o ministro.


Leia também

Juca Ferreira assume cultura com proposta de fortalecer o setor
Para Jandira, pauta cultural terá mais espaço na Câmara em 2015
Secretários que participaram da reunião elogiaram a estratégia do diálogo constante, que poderá superar os encontros do Fórum de Secretários Estaduais de Cultura. "A repetição da palavra diálogo tem para nós uma força muito grande. Inspira muitas pessoas aqui", afirmou o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, refletindo a posição manifestada pelos cerca de vinte secretários que se reuniram com o ministro Juca Ferreira.
O secretário-adjunto de Cultura do Ceará, Fabiano Santos, afirmou que a pactuação federativa vai além da busca de recursos para o setor. "É a pactuação, sobretudo, de uma política cultural. É importante sabermos as novas agendas do MinC para estarmos no debate da política cultural de nossos Estados", disse.

Como resultado do encontro, o Ministério da Cultura e os secretários estaduais iniciaram as articulações para uma reunião, após o Carnaval, para discutir temas de cooperação e mobilização, como avanço na votação de projetos de lei no Congresso Nacional.

Fonte: Ministério da Cultura