Chinaglia, Cunha e Delgado percorrem o país em busca de votos

A disputa para a Presidência da Câmara dos Deputados já começou. Com a votação dos integrantes da mesa marcada para 1º de fevereiro, os três candidatos, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG), percorrem os estados em busca dos votos dos 513 parlamentares.

Chinaglia, Cunha e Delgado

Por conta do recesso parlamentar, os candidatos têm que viajar aos estados para encontrar os eleitores. Na sexta-feira (9), em eventos organizados pelos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (PT) ,Clarissa Garotinho (PR) e Hugo Leal (Pros), o deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) deu início às atividades de sua campanha.

Chinaglia, que já foi presidente da Câmara e atualmente é 1º vice-presidente da Casa, participou de encontros no Rio de Janeiro e Espírito Santo, organizados pelo campo mais progressista do parlamento. Nesta terça-feira (13), Chinaglia visita vários estados do Nordeste, começando pelo Piauí.

Articulada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), a visita em Teresina, capital do estado, terá encontro com deputados federais e lideranças de movimentos sociais piauienses e logo em seguida será feita uma visita ao governador Wellington Dias (PT), no Palácio de Karnak.

"Convidamos todos os dez deputados para conversar com o candidato Arlindo Chinaglia. Dos três candidatos, ele é o único que pode efetivamente contribuir com o Piauí”, disse Assis.

Depois do Piauí, Chinaglia viaja para a Paraíba, onde será recepcionado pelo deputado federal Luiz Couto (PT). O candidato participará de um encontro com deputados federais e lideranças políticas e, posteriormente, vai se reunir com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Nos encontros, Chinaglia tem destacado pontos da pauta que nortearão a agenda da Câmara, como reforma política, a otimização do processo legislativo e o fortalecimento da Câmara no debate, elaboração e fiscalização das políticas públicas.

O primeiro a lançar candidatura foi Eduardo Cunha, líder do PMDB. Segundo seus assessores, ele conclui nesta semana as visitas aos estados brasileiros. Na segunda (12), Cunha esteve em Salvador e nesta terça (13) viaja também para o Nordeste. Cunha chega à Paraíba na quarta (14), onde também pretende fazer visitas ao governador Coutinho e ao prefeito Cartaxo.

Já o candidato Júlio Delgado, líder do PSB, que concorreu à Presidência da Câmara em 2013, esteve no Espírito Santo nesta segunda (12) e pretende viajar durante a semana para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ele informou que, mesmo usando aviões de carreira, fará campanha na maioria dos estados.

Em Vitória. Delgado conversou com parlamentares capixabas e ainda se encontrou com o ex-governador Renato Casagrande, seu correligionário.

A votação

Quem vencer o pleito comandará a casa a partir de 2 de fevereiro, substituindo o atual presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Dos 513 deputados que tomarão posse no dia 1º de fevereiro, 198 estão assumindo pela primeira vez o mandato e 25 estão voltando à Câmara após quatro anos fora do Legislativo.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará ter maioria absoluta dos votos dos 513 deputados, o equivalente a 257 votos. Se nenhum dos concorrentes conseguir essa maioria, os dois mais votados disputarão a eleição em segundo turno. Será vencedor o que obtiver a maioria dos votos válidos.

Da Redação
Com informações de agências