Calendário ganha cinco novas datas comemorativas 

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (9) cinco novas datas comemorativas nacionais. A medida está publicada no Diário Oficial da União e já passam a ser celebradas neste ano. 

Calendário ganha cinco novas datas comemorativas

A partir de agora, no dia 12 de abril será comemorado o Dia Nacional do Humorista, e no dia 20 de maio o Dia Nacional do Pedagogo. Outra nova data comemorativa é o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, que será comemorado no dia 13 de outubro.

Também estão instituídos o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, no dia 16 de novembro, e o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a ser celebrado no dia 24 de fevereiro.

Essas datas não são feriados. Os feriados nacionais são instituídos por lei e, neste ano de 2015, serão cerca de 12, mas grande parte delas cairão em dias próximos ao sábado ou domingo, conhecidos como “imprensados”, o que provoca um final de semana prolongado.

Além dos feriados comemorados em grande parte dos países ocidentais – como, 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal; 1º de maio, Dia do Trabalho; e 25 de dezembro, o Natal, que este ano todos serão na sexta-feira, o Brasil também comemora outros eventos culturais, religiosos e históricos com dias específicos no calendário.

Entre as datas comemorativos da história política do Brasil estão o 21 de abril, Dia de Tiradentes, que será terça-feira; e a Independência do Brasil, em 7 de setembro, que será na segunda-feira .

O feriado de 12 de outubro, que homenageia Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil para os católicos, será na segunda-feira, enquanto Corpus Christi (60 dias após da Páscoa), cairá em uma quinta-feira.

Tem ainda o Carnaval, que é feriado na terça-feira e “imprensa” a segunda-feira, que este ano ocorre no período entre 14 (sábado de Carnaval) e 17 (Quarta-feira de Cinzas), além da Semana Santa, cujo feriado é a Sexta-Feira da paixão, que se comemora, este ano, no dia 3 de abril.

Da Redação em Brasília
Com informações do Portal Brasil