Deputado cobra julgamento de ação que proíbe doação de empresas 

O fim da contribuição de empresas privadas para partidos e candidatos em campanhas eleitorais é um dos temas mais polêmicos no debate sobre reforma do sistema político brasileiro. O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), autor de um dos projetos de lei que propõem o financiamento público de campanha, engrossa a lista dos que pedem a retomada do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da ação para proibir a contribuição de empresas para campanhas eleitorais. 

Gilmar e os riscos das bancadas privadas no Congresso

O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), está parado desde abril passado, com o placar favorável ao pleito da OAB em seis votos contra um, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vistas.

“Todos os escândalos no Brasil terminam revelando que o dinheiro se destina ao financiamento das eleições. Seria importantíssimo, como pontapé inicial, em virtude da dificuldade do Congresso Nacional para realizar uma verdadeira reforma política, que o ministro Gilmar Mendes dê continuidade ao julgamento da ADI proposta pela OAB, o que resultará na proibição do financiamento privado de campanhas”, explica o deputado.

Para ele, o resultado do julgamento permitiria a discussão da adoção do financiamento público de campanha, que, segundo ele, já existe através dos fundos partidários. “O que precisamos é destinar de forma clara e transparente esses recursos para as candidaturas dos partidos”, argumenta Carneiro.

O fim das doações das empresas para campanhas eleitorais é uma medida fundamental para diminuir a nefasta influência do poder econômico sobre a democracia e, ao mesmo tempo, coibir atos de corrupção envolvendo agentes públicos.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara