João Amazonas ideólogo e construtor do PCdoB

Neste 1º de janeiro de 2015, se vivo fosse, João Amazonas ideólogo e construtor do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), completaria hoje 103 anos. João Amazonas viveu 90 anos, deste cerca de sete décadas foram dedicadas à atividade política, em defesa de convicções revolucionárias, sempre como militante do Partido Comunista do Brasil.

Joanne Mota, da redação do Vermelho

João Amazonas

Durante gravação para um especial da Rádio Vermelho, o presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lembrou que Amazonas foi o eminente dirigente do PCdoB, um dos mais importantes ideólogos da causa revolucionária em nosso país, destacado batalhador da aplicação da teoria marxista à realidade própria do Brasil.

"Lembramos que Amazonas foi um dos líderes da terceira geração o mais destacado dirigente comunista responsável pela construção política, ideológica e orgânica do que se firmou como a mais antiga legenda partidária em atividade permanente no cenário político brasileiro", rememorou o Rabelo.

Ele lembra qye "João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar, foram os principais protagonistas da reorganização de 1962, que deu continuidade à história do Partido fundado em 1922 (que naquela época tinha como sigla PCB). Esse processo se consumou com a realização da Conferência extraordinária, em 18 de fevereiro de 1962, que assegurou a continuidade revolucionária do Partido Comunista do Brasil, daí por diante com a sigla PCdoB".

Também ao participar de especial da Rádio Vermelho, o secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo, falou sobre sua convivência com Amazonas de de sua aguerrida atuação nas lutas do povo brasileiro. "Um momento marcante da vida de Amazonas foi sua luta ela liberdade no período da ditadura militar deflagrada em 1964. Amazonas e Maurício Grabois foram os condutores da Guerrilha do Araguaia, acontecimento destacado da resistência armada contra o terror do golpe".

Ele lembra que ao protagonizar esse importante capítulo da história do Brasil, os comunistas reafirmaram, mais uma vez, a radicalidade e compromisso com a democracia. "A resistência do Araguaia elevou o ânimo da luta geral contra a ditadura. Quebrou o mito de um regime que se proclamava intocável".

Hoje, quando lembramos o aniversário do eterno líder João Amazonas, o Vermelho reproduz um vídeo, feito pela Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB, em 2002, que traz momentos marcantes da existência do militante histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em um dos trechos, é possível rever sua intervenção no 10º Congresso.